Uma entrevista de emprego, é um encontro entre um candidato e um entrevistador que é conduzido para avaliar se o candidato é elegível para o emprego. Numa entrevista de emprego, a capacidade tanto do entrevistado como do entrevistador de comunicar um com o outro é de importância primordial. O candidato a emprego que tem a capacidade de transmitir eficazmente os seus pensamentos e ideias, terá provavelmente uma vantagem no processo de entrevista. Assim, é crucial avaliar a capacidade de comunicação de um candidato antes de avançar com a contratação. Uma forma de avaliar estas aptidões é através de respostas comportamentais. Respostas comportamentais são respostas que um candidato dá com base em informações anteriores sobre o empregador e/ou oferta de emprego. Tais respostas são consideradas uma resposta comportamental quando reflectem com precisão o processo de pensamento do candidato.
A maioria das perguntas das entrevistas de emprego são concebidas para medir a aptidão do candidato para o emprego. Para além de medir a aptidão de um candidato, as perguntas da entrevista de emprego também medem as capacidades de comunicação e interpessoais. Tipicamente, a maioria das entrevistas de emprego e circulares de contratação contêm uma lista de perguntas padrão. Contudo, há alguns casos em que estas perguntas não fazem sentido ou em que podem ser modificadas para melhor avaliar a aptidão de um candidato para o cargo.
Ao realizar entrevistas de emprego, o entrevistador deve também pedir ao candidato que elabore sobre quaisquer circunstâncias invulgares na sua experiência de trabalho, antecedentes educacionais e realizações. Da mesma forma, o candidato deve também fornecer informações sobre a forma como estes factores afectaram as decisões que tomou. Estes tipos de perguntas, juntamente com os tipos de respostas fornecidas, servirão para caracterizar o candidato. Isto ajudá-lo-á a compreender os pontos fortes e fracos da sua candidata e ajudá-lo-á a determinar se ela é a pessoa certa para a sua empresa.