Como Apresentar-se Durante uma Entrevista de Trabalho

A preparação para uma entrevista de emprego é um passo importante para conseguir o trabalho dos seus sonhos. Tem de se fazer parecer o mais atraente possível. É importante não só ter uma aparência apelativa, mas também ter uma que seja lógica, honesta e profissional. Seguir algumas dicas básicas de entrevista pode ajudar a colocá-lo num campo de jogo equilibrado quando chegar a altura de todas as entrevistas de emprego importantes. Aqui estão algumas dicas úteis.

Primeira Impressão – Aprenda a dar uma primeira impressão que irá durar. As boas entrevistas de emprego começam com uma boa primeira impressão. Aprenda a sorrir, andar devagar e usar tacos não-verbais. A apresentação é fundamental e uma boa postura, contacto visual, e uma linguagem corporal relaxada, tudo contribui para uma primeira impressão bem sucedida.

Auto-introdução – Faça uma auto-introdução inteligente e bem planeada que obtenha os melhores resultados. Uma boa primeira impressão começa com uma boa auto-introdução. Faça contacto visual, sorria e entre numa conversa confortável e amigável.

Auto-Debate – Tem o que é preciso para ser um bom ajuste para esta empresa? Se tiver, não hesite em dizer isso aos recrutadores. Não tente inventar uma auto-introdução elaborada. Diga-lhes simplesmente que está entusiasmado com a entrevista de emprego e que quer saber mais sobre a organização. Pratique a sua auto-introdução e memorize o que quer dizer.

Não-Words – Uma das ferramentas mais importantes para a preparação da entrevista de trabalho é a linguagem corporal. Vista-se para o sucesso e tenha uma postura confiante. Depois tem o aspecto e a linguagem corporal necessários para o sucesso.

O contacto visual é também muito importante quando se tenta apresentar a um potencial empregador. Tenha um contacto visual firme, forte, mas descontraído e mantenha-o durante pelo menos alguns segundos. Algumas respirações profundas podem também ajudar a relaxar a sua linguagem corporal e fazer-lhe parecer mais confortável.

Como Apresentar-se
Depois de se ter apresentado e de ter praticado o seu autodebate, pode passar para a forma real de se apresentar parte do processo de entrevista. É provável que o faça durante a fase de pré-entrevista, onde se senta e explica ao entrevistador por que razão seria perfeito para o trabalho. Explique as competências que aprendeu e o que o torna tão bom para o cargo. Dê-lhes exemplos específicos de como tem contribuído para a empresa.

Um bom exemplo de como se apresentar é algo como isto: “Estou muito entusiasmado com esta nova oportunidade. Sempre tive um amor por ajudar as pessoas. Sou apaixonado por ajudar os outros a serem bem sucedidos. O meu sonho é tornar-me um líder de sucesso na indústria da saúde”. Estas declarações são muito gerais, mas quer mostrar ao seu entrevistador que se vê a si próprio a liderar a empresa para o sucesso. Quando o conseguir fazer, a sua entrevista será uma experiência positiva em todo o percurso.

  • Partilhar este post