Candidatura porque me estou a candidatar?

Porque me estou a candidatar a este trabalho?

Pode ser difícil responder à pergunta “porque me estou a candidatar a este trabalho” na sua candidatura. Qualquer que seja o tipo de posição a que se candidate, esta pergunta será certamente colocada. Embora haja muitas respostas gerais que pode usar, é melhor ser mais específico. Comece por fazer uma lista de todos os requisitos e anote os que correspondem às suas competências. Depois, realce estes aspectos do seu passado e inclua exemplos de trabalhos anteriores.

Pense nos seus objectivos de carreira e porque quer este cargo em particular.

Publicidade

Ao responder a esta pergunta, tenha em mente as especificidades da posição a que se está a candidatar. Pense na sua experiência numa posição semelhante, bem como na cultura da empresa. Se é uma posição de gestão, fale sobre a sua capacidade de liderar os outros e construir relações fortes. Então, quando se trata de pagamento e benefícios, não seja demasiado vago ou demasiado positivo.

Para evitar soar como um som flippant, tente analisar a descrição do trabalho. Uma resposta forte mostra que fez a sua pesquisa sobre a empresa e a posição. Uma boa resposta deve centrar-se nas competências necessárias para o cargo. A cultura da empresa também pode influenciar a resposta, pelo que deve ser previamente investigada. Se possível, tente responder à pergunta como se já estivesse empregado e já tivesse começado a trabalhar.

Diga-nos porque está apaixonado pelo trabalho

A resposta à pergunta “Porque me estou a candidatar a este trabalho”? deve basear-se na sua experiência, nos seus conhecimentos sobre a empresa e no seu interesse pelo cargo. Se der uma resposta vaga, parecerá estar despreparado e parecer que não é sincero. Em vez disso, certifique-se de que a sua resposta mostra que fez a sua pesquisa e que é capaz de fazer o trabalho. Seja honesto acerca das suas motivações, porque o empregador quer contratar alguém que seja verdadeiramente apaixonado pelo cargo.

Para além da pergunta em si, a resposta à pergunta “porque me estou a candidatar a este trabalho” deve ser específica à empresa. O empregador quer saber o que lhe apaixona e o que lhe irá beneficiar. Ter um objectivo claro em mente irá ajudá-lo a destacar-se da multidão. Se o entrevistador fizer esta pergunta num e-mail ou telefonema, é importante ser específico.

A razão para esta pergunta é uma excelente oportunidade de se vender ao empregador. Não deixe de incluir exemplos dos seus sucessos passados para criar contexto. Por exemplo, se trabalhou num arranque das redes sociais, pode ter sido inspirado pela missão da empresa. Se trabalhou num ambiente de escritório, poderá ter uma abordagem diferente, tal como um ambiente mais pessoal e menos orientado para os negócios.

Publicidade

  • Partilhar este post

Relacionado Correios